segunda-feira, 7 de abril de 2014

A história da arte

"Toda a gente sabe que a Espanha é um país extremamente religioso, mas também não admira.
O Salvador era Dali..."


Pedro GaioJá o Marcel era Duchamp.

Nuno Feliz: E o Phillipp era Dubois.

Pedro Gaio: Quando se juntavam para beber, no fim ele e o Vincent Van Grogh pela rua fora.

Nuno Feliz: Tanto que ninguém percebia o que ele dizia, até lhe chamavam El Grego.

Pedro GaioEngraçado, li numa revista que tinha morrido... Ah espera, foi do Paul Klee.

Nuno Feliz: Parece que morreu na miséria, foram tempos dificeis. Pelos vistos até o Claude estava sem Monet...
E cheira-me que pelo andar da carruagem a carreira do Afonso, também Nadir longe...

Pedro GaioE não tenho pena nenhuma, sabes? Quem o mandou ser chibo? Quando o Picasso soube que alguém se andou a roçar na mulher dele começou a perguntar a todos quem se havia dado ao desplante. Ninguém se chibou, no entanto o Afonso disse-lhe ao ouvido - "Não digas a ninguém que eu te disse, mas o Henri Rousseau..."
A sorte de Henri foi que Picasso não ficou convencido e foi-se aconselhar com seu melhor amigo - "Georges, Seurat verdade?"
George respondeu - "Ainda te acreditas no Afonso? Vira-lhe o cu e manda-o fod3r..."

Nuno Feliz: Também acusaram um italiano de andar a trocar fluídos com a mulher do Picasso, mas era mentira porque ele disse: - Eu Canavaggio niente...

Pedro GaioNa altura estes casos da mulher de Picasso foram muito falados, ela não descriminava e tudo o que tivesse gargalo ela metia à boca. Diz-se que até andou com o maior bêbado de Paris, um tal de Edgar, mas era mais conhecido como E. A. Degas.

Nuno Feliz: Quem sabe a história toda é o Gustave, que Moreau na casa ao lado...

Pedro Gaio: E que por sinal também se pôs em cima da senhora a fazer malcriadezas. Eu sei porque um amigo meu, o Juan Miró...
  Foi para aí há uma semana que estávamos a tomar café e ele contou-me isso. Quando lhe disse que já sabia o Juan Gris ou-se!

Nuno FelizAcho que aquilo era de tal ordem que fez Frida, ou seria Kahlo..

Pedro GaioSe fez Frida foi culpa dela. Dizem os vizinhos que ás vezes durante horas seguidas a ouvem gritar - "BottiCelli, BottiCelli, BottiCelli..." E o Celli botava. Depois faz Frida, pois tem que fazer...

Nuno Feliz: O barulho era tal que até o dono do tasco, o Jean Dubuffet veio ver o que se passava...

Pedro Gaio Pois foi. Eu no lugar dele não tinha saído de lá com clientes tão importante na tasca. Pelos visto nesse dia estavam lá reunidos os representantes dos 8 países mais industrializados... Como é que eles chamaram à reunião? Ah, já sei! Cimeira do Giotto!

Nuno Feliz Eu Li Keran Otto ou Dix...

Pedro Gaio Isso são boatos. Eu até já ouvi dizer que eram Kasimir, Malevich...

Nuno Feliz Mas quem foi a correr contar ao Picasso foi o Fernand que era o mais Léger deles todos...

Pedro Gaio Hehehe, já ouvi umas histórias engraçadas desse sujeito. Pelo que ouvi era Léger em tudo. Quem não gostou dessa "Lègeireza foi o Andy quando estava a brincar com ele aos generais e lhe pediu "Put your sword in my Warhole." Acho que deu 2 espetadelas e acabou logo a guerra... 

Nuno Feliz Guerra foi quando apanharam a Gina em Pellón... Mas consta que ia a fugir do Camilo que tinha um Pissarro...

 
Pedro Gaio Ui em quem foste falar... A Gina... É fufa, sabes? Ainda há dias disse numa entrevista a um pasquim Inglês - "I love Paula´s Rego..." E sorriu!

Nuno Feliz Mas acho que a Gina trabalhava no António, o Poteiro...

Pedro Gaio Trabalhava sim senhor. Tinha horror a aranhas. Uma vez estava lá e apareceu uma aranha no tecto, a mulher saltou para cima de uma cadeira e começou aos gritos para um cliente: "Henri Matisse, matisse!!!"

Pedro Gaio Então Nuno, esgotaste a galeria? Ainda me sobram 3 pintores...

Nuno Feliz Já tou com os neurónios baralhados, deve ser do cheiro das tintas. Se ainda tens 3 pintores, fuma-os... 

Sem comentários: